UNIVAP inaugura Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais

UNIVAP inaugura Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais

13 de janeiro de 2012 Sem categoria 0

O NUPHIR tem por objetivo a preservação de fontes históricas escritas e orais relacionadas com a História

de Campos do Jordão, sua inserção no Vale do Paraíba, e no conjunto da História de São Paulo e do Brasil

O Arquivo Municipal, fruto de acordo entre a Universidade do Vale do Paraíba e a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão através das Secretarias de Administração e Cultura, visa organizar nos termos da moderna Arquivologia, documentos públicos produzidos por múltiplos Órgãos administrativos do Poder Executivo.

Esse processo irá abranger toda documentação produzida pelo Poder Executivo, que será classificado, digitalizado e preservado, conservando-se apenas os documentos indispensáveis, de acordo com as normas e leis existentes no Estado.

A execução dessa tarefa conta com a coordenação técnico-científica do NUPHIR que, por sua vez, é assessorado pela Associação dos Arquivistas de São Paulo. Também participam do projeto estagiários do Curso de Graduação de História da Univap, como bolsistas contratados pela Prefeitura.

A solenidade de inauguração da sede do NUPHIR em Campos do Jordão, dia 1º de Dezembro, contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, dentre elas a Prefeita Municipal, Dra. Ana Cristina, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, do Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Samuel Roberto Ximenes Costa e da Secretária Municipal de Educação, Profª. Dirmelisa Mazzetti.

 

NOTA: Cidadãos que eventualmente possuam documentos, cartas, imagens, livros, objetos artísiticos e pessoais de valor históricos e desejarem ceder para o acervo devem entrar em contato com a direção do NUPHIR, na Av. Pavão nº 130, Vila Santo Antonio.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas