Imprimir Página

O que é Arquivologia

É a aplicação de técnicas e métodos específicos à organização, conservação e restauração de arquivos.

O arquivista identifica, organiza, avalia e preserva documentos dos mais diversos tipos, estejam eles em papel, foto, filme, microfilme ou em suporte eletrônico.

É o responsável por tornar disponíveis as informações que são geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. Enfim, qualquer instituição e/ou pessoa.

Deve ter um perfil interdisciplinar, pois pode atuar em instituições de qualquer ramo e cultura, avaliando a importância dos documentos, determinando prazos de vida e destinação final para a informação.

É fundamental que ele tenha, também, organização, senso crítico e flexibilidade para atuar em equipe, com gerentes, administradores, pesquisadores e profissionais de informática, entre outros.

Ser um arquivísta, ao contrário do senso comum (acima), é ser moderno e estar por dentro das mais novas tecnologias de gestão da informação.

O salário pago no mercado de trabalho no Brasil é reflexo da importância que é dada para o profissional.

Nos últimos anos, a concorrência nas universidades federais tem aumentado com consistência. Isso é um ponto positivo, mas ainda, comparado com outros cursos, as notas de corte são bem abaixo.

Para conhecer mais sobre o assunto, confira os artigos e textos que se encontra no site. Você irá conferir que o mundo arquivístico é imenso e cheio de oportunidades.

Muito prazer!
Eu sou a Arquivologia

Outras fontes:

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO Foi regulamentada pelaLei n. 6.546, de 1978, que versa sobre Planejamento, Orientação, Direção e Seleção de Documentos Arquivísticos
DECRETO N. 1120 – DE 5 DE DEZEMBRO DE 1890 que cria cargo de Arquivista no Ministério das Relações Exteriores. – veja aqui
DECRETO N. 6625 – DE 30 DE AGOSTO DE 1907 para pagamento do Arquivista Eugênio Ferraz de Abreu –veja aqui
DECRETO-LEI N. 7.420 – DE 26 DE MARÇO DE 1945 que cria o cargo de Arquivista no Ministério da Fazenda. –veja aqui
Decreto nº 82.590, de 06 de novembro de 1978 – regulamenta a Lei 6.545 de 1978. veja aqui
DECRETO Nº 90.740, de 20 de dezembro de 1984 que cria o Grupo-arquivo no quadro do Serviço público da União – veja aqui.
LEI Nº 7.446, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985 que reclassifica os servidores públicos que atuavam em arquivo, como arquivistas e técnicos de arquivo – veja aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.arquivologiaosite.com.br/?page_id=112

Suporte

(medium) – Material físico no qual a informação é registrada (por exemplo, argila, papiro, papel, pergaminho, filme, fita magnética).

Leia mais

Acidez

Condição do suporte em que a concentração de íons de hidrogênio excede a de íons de hidroxil numa solução aquosa.

Leia mais